Contactos

Nascar Centro Automotivo

  • Pessoa de contato: Daniel Cicarelli
  • Telefone: +55 (41) 3673-51-51
  • +55 (41) 3673-01-57
  • Endereço postal: Barão do Cerro Azul, Piraquara, Paraná, 83301-000, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

Atenção às luzes!

Atenção às luzes!
O painel do carro possuí várias luzes de alerta que ascendem quando está acontecendo alguma coisa com o veículo. Mas você sabe o que elas significam?

15/09/13 00:00

Primeiramente, temos dois tipos de luzes: as amarelas e as vermelhas.

Luzes Amarelas:

Assim como em sinais de trânsito, as amarelas significam “Atenção”, ou seja, o carro está lhe informando você deve procurar assistência para o problema indicado, que pode ser problemas na injeção eletrônica(desde sujeiras nos bicos até danos nos conectores) ou falhas/entupimento no catalizador.

A injeção é formada por vários sensores: sensor da borboleta (aceleração), sensor de oxigênio (sonda lambda), sensor de rotação do motor, sensor da temperatura do liquido de arrefecimento, sensor da temperatura do ar admitido, sensor da pressão do ar no coletor de admissão, sensor de detonação, sensor de velocidade e outros, que variam com o modelo. Também é formada por alguns atuadores, como o da marcha lenta, por exemplo. Quando qualquer um deles deixa de funcionar, a luz no painel acende e o módulo eletrônico gerenciador do motor fica em um estado de funcionamento apenas pra preservar o motor e o motorista poder levá-lo ao seu mecânico de confiança.

Ao chegar na mecânica, correto é o profissional passar o Rastreador/Scanner no veículo, que vai localizar exatamente o sensor defeituoso acusado pela luz.

Luzes Vermelhas:

O “Pare” nas luzes vermelhas continua valendo nestes casos. Quando elas ascendem é melhor parar o veículo imediatamente e procurar ajuda. O ideal é mesmo ligar para um guincho e pedir para que deixe o seu carro na sua oficina mecânica de confiança. Isso porque as luzes vermelhas do painel sinalizam que o carro está com problemas sérios no freio, no óleo ou no aquecimento do carro.

Para se ter uma ideia da gravidade da situação anunciada , quando a pressão do óleo está baixa pode-se fundir o motor em apanas alguns quilômetros depois que ela ascendeu. Esta luz do óleo sempre será sinal de perigo, pois mostra que algo está errado no circuito de lubrificação. Além da baixa pressão, ela pode estar querendo indicar falha na bomba, filtro entupido, ou até galerias de circulação de óleo entupidas.

Na parte da temperatura, o surgimento da luz vermelha também é extremamente importante. Acendeu, pare o carro na hora e aguarde-o esfriar. E se, ao verificar o nível da água do motor ver que ele está ok, o problema pode ser: na bomba d’água, na válvula termostática, cebolão que não ativa a ventoinha do radiador, vazamento do liquido refrigerante, ou até erro no sensor de temperatura do motor. Se insistir em andar com o carro assim, o motor vai superaquecer e a junta do cabeçote é a primeira a queimar, e então, o cabeçote em si pode empenar ou até mesmo trincar. A partir daí o carro perde compressão, começa a misturar óleo com liquido de arrefecimento pelos vãos do cabeçote empenado… E só tende a piorar.


Por isso, fique bem atento às luzes do seu painel. Uma distração pode acabar dando um prejuízo enorme para o seu bolso.
Qualquer dúvida que tiver em relação ao seu carro, venha até a Nascar! Nossa equipe terá o maior prazer em lhe ajudar.

Notícias anteriores
Os Carros falam?
Os Carros falam?

25/08/13 00:00

Juntamos aqui alguns tipos mais comuns de sons problemáticos emitidos pelos veículos para que você possa entender o que pode estar acontecendo com o carro e ajudar o seu mecânico a agilizar o tempo gasto para o reparo.
Verdade ou Mito?
Verdade ou Mito?

04/08/13 00:00

Desvendamos aqui a verdade de alguns hábitos populares sobre carros para que você não saia seguindo por ai conselhos errados.
Hábitos ruins que fazem toda a diferença
Hábitos ruins que fazem toda a diferença

12/07/13 00:00

Quando a prática ao volante nos alcança, não reparamos no modo que dirigimos. Por isso, selecionamos alguns vícios do dia –a – dia que prejudicam as peças e componentes do carro. Confira aqui!