Contactos

Nascar Centro Automotivo

  • Pessoa de contato: Daniel Cicarelli
  • Telefone: +55 (41) 3673-51-51
  • +55 (41) 3673-01-57
  • Endereço postal: Barão do Cerro Azul, Piraquara, Paraná, 83301-000, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

Verdade ou Mito?

Verdade ou Mito?
Desvendamos aqui a verdade de alguns hábitos populares sobre carros para que você não saia seguindo por ai conselhos errados.

04/08/13 00:00


– Lavar o motor prejudica o carro.

Mito. Estragar ou não componentes do motor não tem haver com o fato de lavá-lo, e sim com a maneira que isso ocorre. Molhar as partes elétricas, como as centrais eletrônicas, a bobina, o motor de partida e o alternador podem sim causar problemas para o carro. Além disso, muita água acaba enferrujando toda a parte de metal localizada no motor. O ideal na hora da limpeza é que as partes que podem ser danificadas estejam protegidas com sacos plásticos, e não deve-se jogar muita água nesse processo de lavagem. Produtos solventes também estão fora de questão, pois ressecam e corroem as borrachas e vedadores. Se preferir, procure profissionais de lavagem à seco, já encontrados no mercado e que utilizam produtos específicos para o serviço.

Lembre-se que um motor não precisa estar reluzente para funcionar e não é necessário uma limpeza constante. O recomendado é que ela seja feita apenas uma vez por ano ou quando o motor estiver sujo demais devido ao tipo de local que você trafega,como por exemplo estradas de terra ou lama.

– É melhor usar Gasolina Aditivada do que outro combustível.

Mito. No Brasil, a gasolina aditivada é a gasolina comum que recebe aditivos como detergente/dispersante, e que, teoricamente, ajuda a manter limpo todo o sistema de alimentação do combustível, incluindo bicos injetores e válvulas de admissão. Porém, a octanagem dela é a mesma que a comum: 87, no mínimo.

Já a gasolina Premium possui octanagem superior quando comparada à comum: 91, no mínimo. Sabendo que quanto mais elevada a octanagem, maior será a capacidade do combustível ser comprimido, sob altas temperaturas, na câmara de combustão sem que ocorra a detonação, no assunto melhor combustível para uso contínuo, esse seria o mais recomendado. No entanto, o ideal é que você consulte a especificação indicada no manual do proprietário e use apenas o combustível indicado para seu carro.

Além disso, encher o tanque com gasolina aditivada de um carro que sempre recebe a comum pode causar o entupimento dos bicos injetores e dos carburadores. Se você optar pela opção com aditivo,a troca deve ser realizada por meio de uma mistura gradativa de ambas. Portanto, não encha o tanque do veículo com 100% de gasolina aditivada logo de cara, pois poderá provocar uma limpeza do motor todo de uma vez, o que acaba deslocando eventuais depósitos para pontos críticos, entupindo os bicos ou levando-os à um mal funcionamento. Uma dica é levar à uma mecânica para uma limpeza no sistema de combustão antes de abastecer com o novo tipo, onde cuidariam do tanque, das tubulações e dos bicos injetores de seu carro.

Aconselhamos, porém, que a aditivada seja sempre o combustível do reservatório de gasolina, uma vez que ela evita o acúmulo de goma, conhecida também como verniz, e que surge naturalmente com a oxidação da gasolina.

-O ideal é sempre passar em lombadas e quebra-molas na diagonal.

Mito. Passar o quebra-molas em diagonal afeta as suspensões e as rodas. Isso porque o impacto e a distribuição do peso do carro fica desproporcional. Essa pratica acaba com a suspensão, pois as peças são desgastadas de forma irregular. A médio prazo, o resultado é um custo maior de manutenção e diminuição da vida útil das peças.O melhor é passar nessas lombadas da maneira tradicional, mas diminua a velocidade antes, passe com cuidado, e só volte a acelerar depois do obstáculo. Lembre-se que toda estrutura do veículo foi feita e projetada para que ele passe pelas lombadas em linha reta, até porque, assim, o peso é distribuído de forma equilibrada.

– Esquentar o motor antes de sair aumenta a sua vida útil.

Verdade e Mito. Se carro for novo, a crença é um mito, uma vez que a partida é por meio de injeção eletrônica e com isso o motor alcança o desempenho adequado mesmo ainda frio. Já para os carros mais antigos a afirmação é verdadeira. No início do funcionamento eles apresentam uma deficiência de lubrificação que provoca maior atrito entre as peças metálicas e por isso é melhor esperar de 2 a 5 minutos com ele ligado para começar a andar pela manhã.

– Deixar o carro em ponto morto em decidas economiza combustível.

Verdade e Mito. Esse hábito popular funciona para carros antigos, os com carburador. Em veículos mais novos, descer com o carro em ponto-morto gera um maior consumo de combustível do que descer engatado. Isso acontece devido ao sistema de injeção eletrônica entender que o carro está em marcha-lenta, o que resulta num pedido de combustível maior por parte do sistema. Já quando o carro está descendo engatado em uma quinta marcha, por exemplo, e tira-se o pé do acelerador, a injeção eletrônica identifica esse processo e corta a liberação de combustível. Aí sim fazendo com que a economia aconteça.

Notícias anteriores
Hábitos ruins que fazem toda a diferença
Hábitos ruins que fazem toda a diferença

12/07/13 00:00

Quando a prática ao volante nos alcança, não reparamos no modo que dirigimos. Por isso, selecionamos alguns vícios do dia –a – dia que prejudicam as peças e componentes do carro. Confira aqui!
Carro no frio? Veja uma lista de cuidados com o carro para que esta estação não seja um problema para você
Carro no frio? Veja uma lista de cuidados com o carro para que esta estação não seja um problema para você

25/06/13 00:00

A estação mais fria do ano é também famosa por trazer alguns problemas para os carros. A dica da Nascar esta semana é justamente para ajudar nossos clientes a evitarem situações desagradáveis logo de manhã e serem deixados na mão pelo próprio veículo.
Vai viajar nas férias de julho? Então não se esqueça de fazer a revisão do seu carro!
Vai viajar nas férias de julho? Então não se esqueça de fazer a revisão do seu carro!

20/06/13 00:00

Chegada a hora de viajar, e com ela o momento ideal para se fazer uma revisão no seu carro. Nessa semana juntamos os pontos mais importantes desse processo para você fazer uma viagem tranquila com a família.