Contactos

Nascar Centro Automotivo

  • Pessoa de contato: Daniel Cicarelli
  • Telefone: +55 (41) 3673-51-51
  • +55 (41) 3673-01-57
  • Endereço postal: Barão do Cerro Azul, Piraquara, Paraná, 83301-000, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

Hábitos ruins que fazem toda a diferença

Hábitos ruins que fazem toda a diferença
Quando a prática ao volante nos alcança, não reparamos no modo que dirigimos. Por isso, selecionamos alguns vícios do dia –a – dia que prejudicam as peças e componentes do carro. Confira aqui!

12/07/13 00:00

O tempo de carteira de motorista e mesmo o número de horas no volante não são fatores decisivos para qualificar a maneira do motorista dirigir como sendo a ideal. Os culpados disso são os vícios.

Muitos deles adquiridos sem perceber ao longo do tempo e outros até vindos de teorias populares, esses hábitos ruins fazem a diferença principalmente na durabilidade das peças de um carro.

Veja o Top 4 criado pelos nossos mecânicos dos deslises mais comuns dos motoristas:

4° lugar – Trafegar com o motor superaquecido

Muita gente não repara, mas é grande o número de carros que andam por aí com o aquecimento do motor acima do recomendado. Quando o termômetro acusa algo próximo ao superaquecimento, o ideal é parar o mais rápido possível em local seguro, abrir a tampa do capô e esperar o carro esfriar completamente para que este não entre no ponto de fervura. Depois de frio, abra o reservatório de água e verifique se o nível está baixo demais.

Se esse for o caso, basta completar com água normal e fechar a tampa corretamente e até o final. Atenção na hora de abrir o reservatório: o vapor sai em alta pressão e pode causar queimaduras.

Deve-se prestar atenção para nunca chegar à esse ponto de fervura, por isso é bom dar uma verificada no nível da água semanalmente e, principalmente, antes de viajar.

3° lugar – Andar com o giro do motor em níveis inapropriados à velocidade

Há quem diga (e quem acredita) que um carro 1.0 tem que andar com giro alto, ou mesmo que engatar a quarta e quinta marcha logo economiza combustível. Porém, dirigir o veículo com o giro muito alto, em que o marcador ultrapassa o setor vermelho do conta-giros, ou mesmo muito baixo, como andar à 40 km/h em quarta ou quinta marcha, causa o desgaste antecipado e até possível quebra do motor e da transmissão. O correto é andar dentro da marca ideal de giros, sendo ela não muito baixa e nem muito alta.

O giro alto, no entanto, pode ser utilizado em alguns momentos especiais, como na hora da ultrapassagem em estradas.

2° lugar – Manter o pé sobre a embreagem o tempo todo

O Top 2 da lista é um hábito muito visto nas cidades: dirigir deixando o pé no pedal da embreagem. Issó já é o suficiente para fazer com que o rolamento da embreagem esteja sempre com o movimento ativado. Só que esse rolamento não foi feito para estar sempre em movimento, e esse sobrecargo de giro faz com que ele desgaste ou mesmo estoure.

O correto é, ao trocar de marcha, voltar com o pé esquerdo para o apoio do mesmo lado, localizado na lateral do tapete do motorista.

1° lugar – Manter a mão sobre o câmbio

O primeiro lugar da lista é um erro super comum e aparentemente inofensivo: manter a mão sobre a alavanca de câmbio, popularmente conhecida como “marcha”. Com o carro parado, não há problema da mão ficar sobre ela. Mas com ele em movimento, a mão deve estar no volante.

Isso porque esta alavanca está diretamente conectada à caixa de marchas e a menor pressão sobre ela é percebida, fazendo com que os componentes da caixa entrem em movimento fora da hora. Isso causa danos à longo prazo, como por exemplo, barulhos na troca de marchas e o desgaste das coroas e rolamentos. Ou seja, reduz-se a durabilidade de seus componentes.

A maneira correta de utilizar o câmbio, então, deve ser igual à da embragem: apenas na hora de trocar de marcha.

Então, algum desses vícios faz parte do seu cotidiano?
Policie-se e evite contribuir para os problemas do seu carro.


É a Nascar ajudando você a cuidar mais do seu veículo.

Notícias anteriores
Carro no frio? Veja uma lista de cuidados com o carro para que esta estação não seja um problema para você
Carro no frio? Veja uma lista de cuidados com o carro para que esta estação não seja um problema para você

25/06/13 00:00

A estação mais fria do ano é também famosa por trazer alguns problemas para os carros. A dica da Nascar esta semana é justamente para ajudar nossos clientes a evitarem situações desagradáveis logo de manhã e serem deixados na mão pelo próprio veículo.
Vai viajar nas férias de julho? Então não se esqueça de fazer a revisão do seu carro!
Vai viajar nas férias de julho? Então não se esqueça de fazer a revisão do seu carro!

20/06/13 00:00

Chegada a hora de viajar, e com ela o momento ideal para se fazer uma revisão no seu carro. Nessa semana juntamos os pontos mais importantes desse processo para você fazer uma viagem tranquila com a família.
Dica Nascar: A importância do balanceamento e alinhamento das rodas
Dica Nascar: A importância do balanceamento e alinhamento das rodas

11/06/13 00:00

Todo mundo já ouviu alguma recomendação para balancear e alinhar o seu carro, correto? E você sabe exatamente o que é cada um desses serviços e qual a importância deles para que você dirija com segurança? Ensinamos aqui algumas orientações básicas para você. Confira!