Contactos

Nascar Centro Automotivo

  • Pessoa de contato: Daniel Cicarelli
  • Telefone: +55 (41) 3673-51-51
  • +55 (41) 3673-01-57
  • Endereço postal: Barão do Cerro Azul, Piraquara, Paraná, 83301-000, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

Dica Nascar: A importância do balanceamento e alinhamento das rodas

Dica Nascar: A importância do balanceamento e alinhamento das rodas
Todo mundo já ouviu alguma recomendação para balancear e alinhar o seu carro, correto? E você sabe exatamente o que é cada um desses serviços e qual a importância deles para que você dirija com segurança? Ensinamos aqui algumas orientações básicas para você. Confira!

11/06/13 00:00

Todo mundo já ouviu recomendações para balancear e alinhar o seu carro, correto? Mas você sabe exatamente o que é cada um desses serviços e qual a importância deles na hora de dirigir com segurança?
Então vamos às explicações.

BALANCEAMENTO

O quê é?

O balanceamento das rodas significa balancear o peso do lado interno, externo e das duas metades (superiores e inferiores) das rodas com os pneus. Aqui na Nascar inserimos individualmente os pneus com suas rodas na maquina balanceadora, que analisará as proporções do peso, e então indicará o lugar e a quantia de peso extra que deve ser anexado para atingir o balanceamento.

Como saber se é necessário?

O primeiro sinal que o seu carro passará a você sobre a hora de fazer um balancemento é o famoso “tremor do volante” em velocidades entre 60 e 110 Km/h.

O que pode causar?

A vibração anormal do volante e, obviamente, das rodas, provoca um desgaste irregular dos pneus, que pode chegar a prejudicar toda a suspensão do carro.

ALINHAMENTO

O quê é?

O nome é bem sugestivo: alinhamento dos ângulos horizontais da roda. Uma vez colocados na rampa de geometria, os carros passarão por medições, feitas por nossos mecânicos, referentes aos ângulos de abertura ou fechadura das rodas dianteiras e traseiras. Diagnosticado o desalinhamento conforme o padrão de cada carro, será feito o alinhamento, que nada mais é do que colocar as barras de direção na posição correta. Essa correção deixará as rodas (e os volantes) novamente retos.

Como saber se é necessário?

O desalinhamento é possivel ser notado quando se posiciona o volante reto e mesmo assim você sente o carro puxando para um lado. Outro sintoma é uma maior de fazer curvas para um lado e facilidade para o outro, por exemplo. Quando o caso é mais grave, você ainda passará a ouvir a famosa “cantada de pneus” ao fazer uma curva em uma velociade acima dos 40 Km/h.

O que pode causar? Além do desconforto muscular de ficar forçando constantemente o volante para um dos lados na tentativa de deixar o carro andando em linha reta, o carro desalinhado oferece risco ao motorista e passageiros ao fazer uma curva, os pneus passam a sofrer um desgaste irregular e compromete-se, gradativamente, toda a suspensão e ainda interferir no consumo de combustível.


QUANDO FAZER o balanceamento e o alinhamento?

Praticamente tudo causa a necessidade de balanceamento e alinhamento de um carro. Buracos, má calibragem de pneus, viagens longas e o próprio carro em movimento fazem com que, de tempos em tempos, seja preciso trazer o seu carro para essa manutenção. É viável fazer esse kit sempre junto para que um problema não acabe influenciando o outro.

A frequência com que esses serviços devem ser realizados varia: recomendamos que sejam feitos antes e depois de uma viagem; de 3 em 3 meses; ou quando sentir necessidade, independente do tempo passado da última vez.

Aqui na Nascar Centro Automotivo nosso kit Balanceamento + Alinhamento (veja aqui) é realizado por nossos geometristas, capacitados para deixarem o seu carro seguro e agradável de dirigir.

Fique ligado e não corra riscos atoa!

Notícias anteriores
DICA DA MOBIL : Verifique sempre o nível de óleo do seu carro
DICA DA MOBIL : Verifique sempre o nível de óleo do seu carro

04/06/13 00:00

Como monitorar a hora de trocar o óleo? Trazemos aqui algumas dicas da Mobil, nossa fornecedora oficial de lubrificante semisintético, para ajudar você a ficar de olho.